Prof. Alan Vinícius

Como absorver o conteúdo programático

Por Prof. Alan Vinícius

Antes de começar a interagir com o tema, gostaria de te fazer uma pergunta:

1) Você tem dificuldade saber quais assuntos estudar? 

2) Quando inicia os estudos têm a sensação de que não está avançando? 

3) Quais são os assuntos que tem mais dificuldade?

Se Você não respondeu com clareza a pergunta, então precisa acompanhar este artigo com toda a atenção.

O que vai encontrar neste artigo:

1) Como definir o conteúdo programático;

2) Definição de Edital-Guia;

3) Técnicas de fixação do conteúdo programático.



1) Como definir o conteúdo programático 

O conteúdo programático de um processo de seleção pública, seja um concurso público ou qualquer outra avaliação é definido através de um documento denominado de edital. No entanto, quando o edital é publicado pela banca examinadora, como regra existe um tempo curto para a realização da prova, em regra 60 dias, o que determina um momento tardio ao início da jornada estudantil. 

A partir da constatação extraída, faz-se necessário o estabelecimento de uma preparação com antecedência, isto é, num momento pré-edital. Mas, como saber o que estudar? 

A base da organização dos estudos requer o estabelecimento prévio do cumprimento do 1º Pilar da Jornada da Aprovação, isto é, a configuração do planejamento, pois antes de definir quais assuntos serão estudos, necessita-se da fixação da carreira, bem como da distribuição das disciplinas que compõem à respectiva preparação.


2) Definição de Edital-Guia 

Com o objetivo de estabelecer a preparação no tempo certo, o(a) candidato(a) deve se valer de um importante mecanismo – a construção de um edital-guia. Este se configura como a fixação das disciplinas, temas e subtemas que serão objeto de avaliação no futuro concurso. 

Quando o(a) candidato desenvolve os estudos com antecedência, valendo-se desta ferramenta, certamente irá progredir de modo eficiente, na medida em que conhecerá as peculiaridades de cada tema e subtema que será objeto de abordagem no certame. 

A fim de possibilitar um entendimento mais profundo acerca das etapas do planejamento, bem como da organização dos estudos, criei um ebook para que funcione como uma rota a ser seguida na sua caminhada.

APROFUNDE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Inscreva-se e Baixe gratuitamente o E-book com os 04 Pilares da Produtividade Estudantil

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

POSTS DO BLOG